Chamada Aberta para Artistas - Exposição Rio: Futuros Históricos
A presente chamada destina-se a projetos de artistas residentes na cidade ou no estado do Rio de Janeiro. Os selecionados vão expor suas obras na Galeria da Escola do Absurdo.
“Rio: futuros históricos” é uma exposição de arte realizada pela Escola do Absurdo, organização apoiada pelo projeto Reviver Cultural, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e localizada na Rua da Quitanda, n.68 loja B. A presente chamada destina-se a artistas que desejem a apresentar projetos de obras artísticas – fotografia, colagem, videoarte, videomaping/imersão, intervenção urbana e performance – criadas a partir de tecnologias de comunicação digital e/ou em colaboração com Inteligências Artificiais generativas.
O projeto será organizado, produzido e realizado pela Escola do Absurdo e a inscrição neste processo seletivo implica no automático aceite dos termos deste regulamento.
São chamados “Proponentes” os artistas que inscreverem projetos nesta chamada.
Os artistas Proponentes selecionados pela equipe do projeto serão chamados “Participantes”.
RESUMO DA PROPOSTA
As obras devem, preferencialmente, ser originais, criadas especificamente para a exposição, a partir da seguinte proposta: como pensar o futuro dos espaços urbanos históricos da cidade do Rio de Janeiro? Como reimaginar esses territórios fazendo uso de novas tecnologias e colocando-as a serviço da criatividade humana? Que novas histórias podem ser contadas a partir de espaços marcados pela História da violência colonial e pela desigualdade social? Como elaborar futuros para o território comum utilizando tecnologias que têm criado ao mesmo tempo conexão e isolamento?
Seguindo estas provocações, os artistas interessados em participar da exposição deverão apresentar o resumo de sua proposta de obra e como vão utilizar criativamente as tecnologias digitais e/ou Inteligências Artificiais generativas.
O resumo da obra proposta deverá ser apresentado em um arquivo pdf e deverá conter os seguintes itens:
1. Texto com a proposta conceitual da obra;
2. Planejamento de excução exemplificando como o artista pretende utilizar criativamente ou dialogar conceitualmente com as tecnologias de comunicação digital e/ou Inteligências Artificiais generativas;
3. No mínimo duas e no máximo cinco imagens com referênciais visuais para a proposta de obra.
Serão aceitas obras já concluídas e/ou expostas caso haja clara compatibilidade com a proposta desta chamada. Neste caso, os artisitas não devem enviar a versão final da obra; o envio deve seguir os itens descritos acima, acrescentando-se, nas imagens de referência, imagens da obra já concluída.
Os artistas selecionados vão expor suas obras na Galeria que compõe a sede da Escola do Absurdo, na rua da Quitanda n.68 loja B, no Centro do Rio de Janeiro.
Os participantes poderão vender as obras expostas na galeria, ficando responsáveis pelos registros digitais de autenticidade (NFT) e livres para estipular o valor da peça.
A Escola do Absurdo se responsabiliza por mediar a transação; o valor obtido será destinado ao artista autor da obra (90%) e a comissão da galeria será de 10%.
Serão aceitas inscrições nas seguintes categorias:
(1) Vídeoarte ou Vídeo Experimental;
(2) Fotografia, pintura, colagem (analógica ou digital)
(3) Intervenção urbana;
(4) Performance;
(5) Videomaping/imersão
Em todas as categorias, o artista deverá fazer uma proposta de utilização de algum tipo de tecnologia de comunicação digital, de Inteligência Artificial generativa e/ou dialogar conceitualmente com as mesmas.
Deverão ser inscritos apenas trabalhos de autoria do Proponente, sendo o mesmo inteiramente responsável em caso de violação de direitos autorais por uso ou apropriação de trabalhos alheios.
Cada participante poderá inscrever até três projetos, em inscrições separadas.
Linguagens artísticas: fotografia, pintura, colagem, videoarte, intervenção urbana, videomaping/imersão e performance
Origem da Chamada: Escola do Absurdo - Rio de Janeiro
Contrapartida aos artistas:
Espaço de exposição no centro do Rio de Janeiro por seis meses;
Oficina de imersão sobre o tema;
Oportunidade de venda da sua obra digital ou impressa;
Divulgação de sua obra e currículo nas redes da Escola do Absurdo.
🌐 Abrangência: Residir na cidade ou no estado do Rio de Janeiro. Em caso de residência fora da cidade do Rio, é necessário que o artista circule pela cidade e conheça o território. Eventuais despesas de transporte ou hospedagem devem ser custeadas pelo artista.
⏳ Inscrições: até o dia 04 de agosto.
🔗 Para se inscrever, visite este link
🔗 Leia o edital completo neste link.
Instagram: @escoladoabsurdo
Email: escoladoabsurdo@gmail.com
Assine nosso serviço de monitoramento de editais para ter acesso ao maior e mais atualizado cadastro de oportunidades remuneradas para artistas visuais do Brasil.
Wenderson Fernandes - ARTVSM / Emerge Artes / Trabalhe na Cultura